Os diversos usos de MDF na decoração

As possibilidades da marcenaria vão muito além dos móveis sob medida. Com um pouco de criatividade, é possível ampliar a aplicação do MDF para objetos de decoração. “Hoje em dia, as marcas já trabalham com a reprodução de texturas diferentes, não apenas com a imitação de alguns tipos de madeira. Isso possibilita criarmos diversos objetos decorativos”, explica a arquiteta Keila Zeni, do escritório Kompasso Arquitetura, de Curitiba.

EXEMPLOS DE APLICAÇÃO
Um exemplo é a linha Touch, da Masisa, que se diferencia pelo efeito visual e pelas sensações que provam ao toque. “Com as opções Valentino, Camurça e Jeans Blick, podemos confeccionar caixas e baús decorativos para salas ou quartos”, exemplifica Keila.

Foto 1

DIVISÓRIAS
“Uma alternativa que pode ser bem explorada para separar ambientes e decorá-los são as divisórias.” Para isto, a arquiteta sugere a linha Metalic, da marca Guararapes, que pode ser usada na produção de ripas com cachepôs para vasos na decoração de uma sala ou varanda. “Assim, foge-se do tradicional, que seria a aplicação de madeira ou de textura amadeirada.”

Foto 3

As possibilidades são inúmeras, chegando a ser possível utilizar os painéis lisos, como o padrão Corten da Guararapes, que inspirado na popularidade do aço corten na arquitetura, confere características muito semelhantes, desde a textura avermelhada ao aspecto enferrujado. Outros exemplos são as versões Fitas Preto e Fitas Ouro, da Masisa. Com conceito baseado em um estudo de um biombo feito em tiras de papelão, estes revestimentos – com design assinado pelos Irmãos Campana – são ideais para paredes ou em detalhes no mobiliário, conferindo estilo e elegância.

Foto 5 Foto 6Foto 7 - fitas ouro masisa